Chamar a atenção da população para os diferentes tipos de dores de cabeça, despertou a Sociedade Brasileira de Cefaleia a instituir o Dia Nacional de Combate à Cefaleia, que acontece nesta quarta-feira, 19 de Maio.
Em entrevista ao programa Altos Papos, a neurologista Célia Roesler, membro da Academia Brasileira e Internacional de Neurologia, alerta que a doença “é muito comum, mais de 30 milhões de brasileiros têm enxaqueca, que é uma das doenças mais incapacitantes que existe”.
Estima-se que a enxaqueca afeta 15% da população mundial em algum momento da vida e outros 2% sofrem com enxaqueca crônica.
Dra. Célia alerta que a “enxaqueca é uma dor de cabeça que é latejante pulsátil, atinge um lado da cabeça e dura de 4 a 72h”.
Por ser uma doença crônica, a neurologista chama atenção para a ausência de cura para esse problema, que “pode melhorar com repouso, escuro e silêncio. Tem tratamento que melhora muito a qualidade de vida do paciente, há uma cura medicamentosa, mas não existe cura definitiva”.
Confira a entrevista completa no PodCast Altos Papos.