O Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) deu continuidade nesta semana a tratativas para a compra de vacinas Sputnik V. O presidente do consórcio, Gean Loureiro (DEM-SC), prefeito de Florianópolis, manifestou a representantes do Fundo Soberano Russo o interesse pela aquisição de 30 milhões de doses.
Em entrevista ao programa Altos Papos, nesta sexta-feira, 16, Loureiro informou que tem buscado “celeridade nas tratativas de compras e mais de 50 reuniões já foram realizadas”.
A última, aconteceu nesta quinta-feira, 15, com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, para estruturar uma logística para compra e distribuição de vacinas contra a COVID-19 para municípios. O encontro foi na sede da pasta, em Brasília/DF.
Ao concluir os contratos, os embarques dos imunizantes podem ser iniciados em até três semanas após a assinatura do contrato, que deve ocorrer ainda no mês de abril e depende da aprovação da Anvisa.
Loureiro informou que há “possibilidade de entrega de 5 milhões de doses ainda no primeiro semestre e as outras 25 milhões no segundo semestre, ainda desse ano”, mas precisa do apoio do “Governo Federal com algumas questões burocráticas e há necessidade também de apoio para distribuição”.
Confira a entrevista completa no PodCast Altos Papos.