O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (28) que 56% das crianças que estudam em escolas da rede pública foram alfabetizadas na idade certa em 2023. O dado faz parte dos primeiros resultados divulgados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do governo federal lançado em julho do ano passado.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem o objetivo de garantir que os alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e a escrever. Aderiram à iniciativa 100% dos estados e 99,8% dos municípios. Mais de R$ 1 bilhão já foi investido no programa, segundo o MEC.
O patamar alcançado pela nova política é semelhante ao percentual de estudantes alfabetizados no Brasil em 2019, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que era de 55%.
“É importante de comemorar, mas ainda estamos muito longe, porque não queremos apenas metade das nossas crianças alfabetizadas na idade certa, queremos 100%. Progredimos, porém ainda temos um longo caminho a percorrer”, avaliou Camilo Santana, ministro da Educação.
De acordo com o ministro, mais de R$ 1 bilhão foi repassado para os estados e municípios para desenvolver políticas locais de alfabetização, garantir a construção de cantinhos de leitura em escolas, formar gestores e professores, entre outras iniciativas.
Situação nos estados*
Índice de crianças alfabetizadas na idade certa:
- Brasil – 56%
- Alagoas – 44%
- Amapá – 42%
- Amazonas – 52%
- Bahia – 37%
- Ceará – 85%
- Espírito Santo – 68%
- Goiás – 67%
- Maranhão – 56%
- Mato Grosso – 55%
- Mato Grosso do Sul – 47%
- Minas Gerais – 60%
- Pará – 48%
- Paraíba – 51%
- Paraná – 73%
- Pernambuco – 59%
- Piauí – 52%
- Rio de Janeiro – 52%
- Rio Grande do Norte – 37%
- Rio Grande do Sul – 63%
- Rondônia – 65%
- Santa Catarina – 61%
- São Paulo – 52%
- Sergipe – 31%
- Tocantins – 44%
*Acre, Roraima e Distrito Federal não tiveram os dados divulgados pelo MEC.
O que é o Compromisso e qual a diferença para o Saeb?
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi firmado pelo MEC em 2023, com o objetivo de articular ações municipais, estaduais e federais em torno de uma meta: garantir que 100% das crianças do 2º ano do ensino fundamental saibam ler e escrever.
Para que isso se torne possível, o governo criou uma ferramenta nova de avaliação, capaz de traçar um diagnóstico mais preciso da situação de cada rede.
Até então, a principal prova para “medir” os conhecimentos das crianças era o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Só que o foco dessa avaliação são os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, que respondem questões de português e matemática.
Há dois pontos frágeis no Saeb, no quesito de alfabetização:
- em 2021, as crianças de 2º ano do ensino fundamental só participaram por amostra: ou seja, não foram todas que integraram o levantamento;
- a avaliação é feita a cada dois anos, intervalo que impede um acompanhamento em tempo real dos problemas de aprendizagem.
Como solução, no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, avaliações aplicadas por cada estado passaram a ser integradas aos dados do Saeb. Elas são:
- anuais, para um monitoramento constante das crianças;
- e censitárias, em vez de por amostra (ou seja, todos participam).
A ideia do MEC é, ao associar o Saeb e as provas estaduais, chegar a uma resposta mais precisa da situação de cada rede de ensino.
Por g1
Foto: Reprodução