Altos Papos

Feira de Santana criou quase 8 mil postos de trabalho em 2021

Feira de Santana fechou 2021 com saldo positivo na geração de empregos. Foram 7.860 novos postos de trabalho criados só no ano passado. Os dados são de um levantamento feito por pesquisadores do Programa Conhecendo Economia Feirense, realizado por pesquisadores do curso de Economia da Uefs, com base nos dados do novo CAGED.

Em 2021, 38.633 pessoas perderam o emprego e, em contrapartida, o município registrou 46.493 contratações. Em Feira de Santana, no último mês de 2021 seguiu o mesmo  movimento observado nacionalmente e teve saldo positivo de emprego formal. Em dezembro, o total de trabalhadores admitidos foi de  3.921, superando o de desligados, que foi de 3.513. Houve criação de 408 novos postos de trabalho. 

Os pesquisadores do Programa Conhecendo Economia Feirense, explicou que a dinâmica do emprego formal na Bahia e em Feira de Santana foi positiva ao longo de 2021, o que dialoga com os resultados positivos da arrecadação de impostos diretamente ligados com o consumo, com a massa salarial e com o faturamento das empresas.  Mas o cenário prospectivo para o mercado de trabalho em Feira de Santana permanece desafiador neste início de 2022. especialmente para os trabalhadores informais, não captados pelos dados do CAGED, e os que possuem um nível mais baixo de qualificação profissional.