Altos Papos

Vários países estão em guerra e tratamento é desigual, aponta pesquisadora; ouça

O conflito entre Rússia e Ucrânia já perdura 23 dias, e o resto do mundo observa atentamente o que mais vai acontecer na região leste da Europa. Mas, outras guerras estão acontecendo, nesse momento, em outras partes do globo, como Iêmen, Síria e Afeganistão.

No episódio do podcast Altos Papos, disponibilizado nesta quarta-feira, 16, a Doutora e Mestra em Relações Internacionais, Bárbara Motta, discute sobre a desigualdade de ações mundiais para resolver conflitos. Ouça aqui

“O fato de muitas dessas dinâmicas [de guerra] não estarem nas portas do continente europeu, que é em grande parte o continente que sedia as instituições internacionais mais renomadas, faz com que se construa, de certa forma, uma noção de que essas questões ‘não são tão problema nosso’ ou ‘não afetam tanto o nosso cotidiano’ como o conflito da Rússia com a Ucrânia”, disse.

O bate-papo também tratou sobre questões raciais, colonização, campos de refugiados, e a atuação da ONU e dos Estados Unidos em guerras que acontecem atualmente.

O Podcast Altos Papos tem coordenação de Valdeir Uchôa, produção de Joanna Morbeck e João França, texto e roteiro de João França, apresentação de Sérgio Di Salles, João França e Joanna Morbeck.