Altos Papos

Globo já negocia ‘Pantanal’ com o mercado internacional

Uma das mais importantes feiras de negócios de TV do mundo, realizada anualmente em abril, em Cannes, no sul da França, a MIPTV marcou a volta da Globo aos eventos presenciais na Europa. Na ocasião, a emissora levou seu catálogo completo de produções e apresentou ao mercado internacional os títulos mais recentes vistos aqui com bom desempenho de público e relevância temática.

A lista incluiu as novas temporadas de “Aruanas”, “Sob Pressão” e “Um Lugar ao Sol”, mas também de títulos que ainda estão em exibição, como as novelas “Além da Ilusão”, “Quanto Mais Vida Melhor” e “Pantanal”, que não tem nem um mês no ar.

Aliado às belíssimas imagens da saga dos Leôncios, o cenário de forte apelo ambiental, alvo mundial de preocupação, coloca o folhetim adaptado por Bruno Luperi da obra do avô Benedito Ruy Barbosa em uma rota que não chega a ser inédita, mas foi pouco explorada pela Rede Manchete. A versão original alcançou alguns países na década de 1990, sem no entanto ter encontrado na extinta emissora a mesma força de negociação que uma Globo mantém, até por tradição, com o mercado internacional de audiovisual.

Além disso, mesmo nos países que conheceram a Juma original, há um público nostálgico da mulher que vira onça e toda uma plateia com menos de 35 anos que não conheceu a história, assim como no Brasil.

A 2ª safra de “Aruanas”, série de Marcos Nisti e Estela Renner, com Débora Falabella, Leandra Leal, Camila Pitanga, Tainá Duarte, Taís Araújo, Lázaro Ramos e Daniel de Oliveira, também entra nas apostas ambientais que miram os olhos do mundo para o Brasil.

Por Folha | Uol