Altos Papos

IBGE: 204 mil baianos se autoidentificavam homossexuais ou bissexuais, em 2019

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou pela primeira vez na manhã desta quarta-feira, 25, informações sobre a orientação sexual da população brasileira. Na Bahia, os dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, apontam que 1,8% dos adultos na Bahia (204 mil) e 1,5% em Salvador (35 mil) se autoidentificavam como homossexuais ou bissexuais. A porcentagem se igualava com a do Brasil, onde 2,920 milhões de pessoas informaram essas orientações sexuais – de um total de 159,171 milhões de adultos.

Em 2019, a Bahia empatava com Alagoas e Rio Grande do Norte, a 6ª maior proporção de homossexuais ou bissexuais (1,8%). Distrito Federal e Amapá apresentavam os maiores percentuais, em seguida vinham Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas. Já as cidades de Tocantins e Pernambuco registraram os menores percentuais. Em seguida vinham Goiás e Ceará.

Já em termos absolutos, a Bahia manteve o viés demográfico com o 4° maior número de pessoas com 18 anos ou mais de idade no país e também com o 4º maior total das que se autoidentificaram como homossexuais ou bissexuais (204 mil). Já as cidades de São Paulo , Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os estados com maiores números de adultos que se autoidentificavam como homossexuais ou bissexuais.

No Brasil como um todo, a proporção de homossexuais ou bissexuais foi maior entre quem tinha mais instrução e renda.