Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 11, o prefeito Colbert Martins Filho afirmou que pretende decretar a obrigatoriedade do uso de máscaras em Feira de Santana, após a confirmação do primeiro caso de Monkeypox (varíola dos macacos).
“Vamos reunir a nossa equipe para avaliar as medidas que devem ser tomadas. Possivelmente, a gente defina a necessidade tanto do uso de máscaras no município, como também de apresentação de comporvante de vacina para ter acesso a alguns locais.”, disse Colbert.
O prefeito destacou que não existe medicamento específico para o tratamento da varíola dos macacos e que o paciente que for infectado pelo vírus e tiver outras doenças, como a covid-19, pode desenvolver quadros de saúde mais graves.
A partir de hoje a prefeitura vai colocar carros de som nos bairros de Feira de Santana, nos horário de grande circulação, para conscientizar a população sobre prevenção e cuidados com a doença.
Primeiro caso
Nesta quarta-feira, 10, Feira de Santana confirmou o primeiro caso da doença. O diagnóstico positivo é de um paciente de 29 anos, do sexo masculino, que tem histórico de viagens no Brasil. Ele apresentou os sintomas há 21 dias e fez o exame. Outros quatro casos estão sendo investigados.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde já está fazendo o monitoramento dos contatos. Ao ter conhecimento do caso, a equipe de Saúde do município, realizou imediatamente a notificação e a investigação, e adotou as medidas de prevenção e controle contra o vírus.
Foto: divulgação