O tradicional colégio Liceu Coração de Jesus, localizado no Campos Elíseos, Centro de São Paulo, vai suspender as atividades de ensino a partir do ano que vem. Com 137 anos de história, a escola vai deixar de receber os estudantes em 2023 por problemas financeiros e queda na quantidade de estudantes. A creche e o abrigo, duas ações sociais praticadas pela instituição com a Prefeitura, seguirão sendo realizadas.
De acordo com o padre Cássio Rodrigo de Oliveira, porta-voz da Inspetoria Salesiana de São Paulo, a decisão foi tomada porque a escola não está conseguindo se manter financeiramente em razão da queda de estudantes matriculados. “Com poucos alunos, isso fica insustentável”, disse. A insegurança da região também é um fator citado.
No momento, o Liceu Coração de Jesus conta com menos de 200 alunos matriculados. O colégio, que já chegou a ter cerca de 3 mil estudantes e disponibilizar matriculas para o curso de graduação, oferece hoje somente o Ensino Fundamental e apenas o 3º ano do Ensino Médio.
A falta de segurança pública nos entornos da escola contribuiu para a diminuição de estudantes atendidos pelo Liceu, de acordo com o porta-voz. Mas ele frisou que não é a única razão que explica os problemas que levaram a instituição a suspender o ensino aos estudantes.
O Liceu Coração de Jesus está localizado a 500 metros da Praça Princesa Isabel, que recentemente serviu de abrigo para a Cracolândia. O endereço anterior ficava na Luz, também no centro da cidade.
Os pais e estudantes foram avisados sobre a decisão da suspensão no dia 4 de agosto. De acordo com a escola, os alunos que atualmente estudam no colégio poderão ser realocados para outras instituições que pertencem à Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), como as escolas Santa Inês, no Bom Retiro, e também o Santa Teresinha e Mazzarello localizados em Santana, zona norte da capital.
Os professores também foram avisados. Contudo, a realocação dos educadores e de outros funcionários em outras escolas salesianas da rede não está garantida, segundo o padre Cássio Rodrigo de Oliveira.
O diretor do Liceu Coração de Jesus, padre José Adilson Morgado, também confirmou no encontro com os pais que a escola vinha sofrendo com a falta de estudantes.
Em nota, a escola afirma que a decisão de suspender as atividades de ensino foi tomada por conta de um “redimensionamento inspetorial que vem refletindo a atuação dos salesianos no estado de São Paulo” e afirmou que a instituição vai continuar “atendendo a população em vulnerabilidade social”.
Por CNN
Foto: Mathilde Missioneiro/ Folhapress






