Altos Papos

Colômbia suspende erradicação forçada de plantações de folha de coca

A Colômbia suspendeu a erradicação forçada dos cultivos de folha de coca, matéria-prima para a fabricação de cocaína, disse nesta terça-feira a principal autoridade policial do país. Em vez de agir contra os pequenos agricultores que cultivam as plantas, a polícia se concentrará em atacar as “grandes máfias” que estão mais acima na cadeia de produção de drogas ilegais, disse Henry Sanabria, diretor da Polícia Nacional, em entrevista ao jornal El Tiempo.

Sanabria disse que a polícia tomou a decisão de suspender a erradicação enquanto aguarda as orientações do novo governo, do presidente Gustavo Petro, que tomou posse neste mês.

As autoridades ainda estão ajudando na “erradicação voluntária”, disse Sanabria, na qual os agricultores são incentivados a remover a coca que cultivam em troca de ajuda para plantar culturas legais.

Gustavo Petro disse em seu discurso de posse que a guerra às drogas fracassou e pediu uma nova abordagem. A nação produz mais cocaína do que Peru e Bolívia juntos.

Em 2015, a Colômbia parou de pulverizar plantações com sprays que matam a coca devido a preocupações de que os herbicidas usados ​​fossem cancerígenos. Em vez disso, as autoridades começaram a enviar trabalhadores para arrancar as plantações manualmente, protegidos pela polícia e cães antiexplosivos em áreas ilegais de cultivo dominadas pelo crime organizado.

Por O Globo

Foto: Agence France-Presse/AFP