O psicanalista e escritor Contardo Luigi Calligaris morreu nesta terça-feira (30), aos 72 anos, vítima de câncer. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul de São Paulo, e fazia tratamento contra um câncer. Nascido em Milão (ITA), a 2 de junho de 1948, Calligaris era um dos principais pensadores do Brasil. Também era colunista da Folha de S. Paulo, poara onde escreveu seu último texto na edição de 17 de fevereiro deste ano.
A morte do psicanalista foi confirmada em um post no Instagram pelo único filho, o diretor de cinema Maximilien Calligaris. “‘Espero estar à altura.’ Diante da proximidade da morte, essa foi a frase do meu pai. Ele se foi agora”.
Calligaris teve o primeiro contato com o Brasil em 1985, quando veio dar palestras sobre seu primeiro livro de psicanálise, “Hipótese sobre o fantasma”. Aqui se casou e, por um período, se dividiu entre os dois países, antes de se mudar de vez para o Brasil. Ao longo da carreira, também viveu e clinicou em Nova Iorque (EUA), deu aulas em universidades nos Estados unidos e na França. Fonte: G1.