Altos Papos

Brasil não vai atingir meta de vacinação contra a poliomielite este ano, alerta especialista

Termina nesta sexta-feira (30) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. No entanto, apenas 54% do público-alvo foi imunizado e o país está distante de alcançar a meta , que é vacinar 95% de crianças entre 1 e 4 anos de idade. A médica e coordenadora da Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos Maria de Lourdes Souza Maia alertou, no programa Altos Papos, nesta quarta-feira, 28, que o país não vai alcançar a cobertura vacinal necessária, este ano, e que estratégias são necessárias para aumentar os índices de vacinação dos brasileiros. 

“É triste vermos o Brasil, que acabou com a pólio, que recebeu certificado de eliminação do sarampo, e essas mesmas doenças estão voltando hoje. A poliomielite foi classificada pela OMS como de ‘alto risco de retorno’ ao país. Tudo isso se dá pela baixa cobertura que estamos enfrentando. A paralisia mata e aleija. O sarampo também mata e deixa sequelas. A vacina existe, ela é segura e está disponível no posto de saúde para todos. Mesmo assim, o nosso país não vai atingir a meta de cobertura vacinal este ano.”, disse.  

Para a médica, que também coordena o Projeto pela Reconquista das Coberturas Vacinais, “é preciso mobilizar a educação, a igreja, a universidade, os movimentos sociais, tem que ser um grande pacto da sociedade para nós voltarmos a ter o orgulho que a gente sempre teve do Programa Nacional de Imunizações”.

Imunização em Feira de Santana

Feira de Santana possui 32 mil crianças que têm entre 1 e 4 anos de idade e que devem ser vacinadas, mas o município também está longe de alcançar a meta de vacinação. Até esta última semana de campanha de imunização, apenas 41% do público alvo foi alcançado. A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, como forma de aumentar os números, decidiu promover a vacinação contra a paralisia infantil nas escolas da rede municipal de ensino. A expectativa é imunizar os estudantes das 123 unidades que ofertam Educação Infantil (2 a 5 anos). 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 804.949 crianças de 1 a 4 anos devem ser vacinadas contra a poliomielite, na Bahia. A cobertura vacinal contra a doença, no primeiro semestre deste ano estava em 62,2%.