Afrobeats – o som pulsante que sai da África Ocidental e da diáspora – está em ascensão globalmente há quase uma década. Nos últimos anos, o gênero ganhou espaço na cultura pop ocidental, e os Grammys estão tomando nota.
O CEO da Recording Academy, Harvey Mason Jr., disse recentemente que o Grammy estava considerando adicionar uma categoria de premiação para Afrobeats. Falando a repórteres em Gana no fim de semana, Mason disse que estava se reunindo com players do mercado para explorar a possibilidade.
“Chamamos produtores, compositores, artistas, executivos e tivemos uma sessão virtual de audição onde ouvimos os criadores do Afrobeats”, disse ele em uma entrevista coletiva em 24 de setembro.
“[Nós] acabamos de falar, ‘Quais são os diferentes subgêneros? Quais são as necessidades? Quais são os desejos?’”
Provavelmente levaria um tempo para que tal mudança fosse feita, no entanto. Ao longo do ano, a Recording Academy – grupo de profissionais da indústria da música que apresenta o Grammy Awards – aceita propostas de novas categorias de seus membros. Essas propostas são então analisadas por um comitê e votadas pelo Conselho de Curadores da Recording Academy.
Por exemplo, em uma reunião de abril de 2021, a Recording Academy aprovou a adição de duas novas categorias nos campos de música global e latina, mas a mudança não entrou em vigor no Grammy de 2022.
Este ano, a Recording Academy anunciou cinco categorias adicionais, incluindo compositor do ano e melhor trilha sonora para videogames e outras mídias interativas, que entrarão em vigor no Grammy 2023.
“Meu objetivo é ter certeza de que representamos todos os gêneros de música, incluindo Afrobeats, no Grammy. Mas isso tem que ser feito corretamente”, disse Mason durante a coletiva de imprensa.
Artistas de afrobeats passaram para o pop mainstream através de colaborações com Beyoncé, Drake, Ed Sheeran e outras estrelas.
Mas eles também alcançaram o sucesso mainstream por conta própria. Burna Boy, Wizkid e Tems conquistaram indicações ao Grammy (embora normalmente tenham sido relegados ao campo da música global), enquanto Burna Boy conquistou uma vitória em 2021 por seu álbum “Twice as Tall”.
“Love Nwantiti” de CKay dominou o TikTok no ano passado antes de finalmente aparecer nas paradas da “Billboard”.
A Official Charts Company do Reino Unido lançou uma parada de singles Afrobeats em 2020, enquanto a Billboard estreou um ranking de Afrobeats nos EUA este ano, acenando ainda mais para o crescimento do gênero fora da África.
Por CNN Brasil
Foto: REUTERS/Carlo Allegri