Altos Papos

“Nosso trabalho será pautado na defesa da educação”, diz uma das deputadas mais jovens eleita no Brasil

Com apenas 22 anos, Ana Júlia Gomes (PT) tornou- se a deputada estadual mais jovem da assembleia legislativa do Paraná. Seu trabalho no meio político começou muito cedo, num tempo em que ela subia na tribuna representando os estudantes. Em entrevista ao programa Altos Papos desta sexta-feira, 21, a deputada estadual eleita contou que no começo resistiu quando o seu nome havia sido indicado pelo partido para concorrer, mas depois aceitou se candidatar. 

“Em 2020, o grupo político no qual eu estou inserida, chegou a conclusão que precisávamos indicar um nome, e depois de um bom debate, chegamos no meu nome. A princípio eu resisti, não queria muito. Mas depois de muito debate, de muita discussão, compreendendo o movimento que a gente ia passar […] tudo isso resultou na minha candidatura em 2022 como deputado estadual”, contou.

Júlia destaca que seu trabalho na assembleia será pautado na defesa da educação e que sendo mulher e tão jovem já estar inserida na política, é muito representativo. “É uma nova geração. Estamos colocando uma parcela importante da população na política, tomando decisões, e isso significa renovação também. Considero muito importante ver novas lideranças na política. Outra questão muito importante é a representatividade das mulheres no meio político. Isso tem sido uma demanda crescente em nosso país”.