Em entrevista ao programa Altos Papos, nesta quinta-feira, 10, o superintendente de Política do Agronegócio da Secretaria Estadual da Agricultura (SEAGRI), Claudemir Nonato, celebrou a Indicação de Procedência para vinhos tropicais recebida pelo Vale do São Francisco, região que abrange os municípios de Curaçá e Casa Nova, na Bahia. A certificação é a primeira concedida para vinhos tropicais do mundo e, segundo o superintendente, coloca a produção baiana no cenário mundial.
“A certificação agrega um valor para o produto final, valoriza a região e os produtos e nos coloca no cenário mundial como o único local do mundo, da nossa região geográfica, que produz vinhos tropicais. Isso é muito bom para a região da Bahia. Este solo vai nos dar uma possibilidade de expansão no mercado.”, afirma.
Segundo Nonato, além dos fatores próprios da região, investimentos são necessários para potencializar a produção de uvas e vinhos nos municípios baianos.
“Graças aos programas de irrigação implantados na Bahia e em outros Estados do Vale do São Francisco, como em Pernambuco, que possibilitou aproveitar muito bem as condições climáticas do Estado, nos permite um tipo de produção com colheita duas vezes e meia ao ano, com podas. É um processo de investimento em tecnologia e isso resulta em fatores positivos para a agricultura na Bahia.”, explica.