O volume do setor de serviços na Bahia avançou 1% na passagem de agosto para setembro de 2022, na série com ajuste sazonal, a terceira alta seguida do setor no estado, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em relação com o mês imediatamente anterior, o resultado do setor de serviços na Bahia teve uma leve alta do verificado no Brasil, onde cresceu 0,9%, mas foi apenas o 15º crescimento, dentre as 27 unidades da Federação, 20 das quais registraram alta entre agosto e setembro.
Com o resultado positivo de agosto para setembro, os serviços na Bahia passaram a operar 3% acima do patamar registrado em fevereiro de 2020, no pré-pandemia.
O setor também apresentou alta na comparação com setembro de 2021. Houve avanço de 4,8% no volume dos serviços prestados no estado, o 18º consecutivo (esse indicador cresce desde abril/21).
Apesar disso, o aumento do volume de serviços prestados na Bahia foi menos expressivo do que o registrado nacionalmente (9,7%), sendo apenas o 22º mais elevado entre os 27 estados, 25 dos quais apresentaram avanço nesse confronto.
Assim, no acumulado de janeiro a setembro de 2022, o setor de serviços na Bahia segue com alta de 8,2% no volume, frente ao mesmo período do ano passado.
O desempenho baiano nesse acumulado está pouco abaixo do nacional (8,6%) e é o 16º crescimento entre os estados. Só o Distrito Federal sustenta uma variação negativa (-1,7%), e os melhores resultados vieram de Amapá (20,1%), Alagoas (20,0%) e Roraima (14,7%).
Nos 12 meses encerrados em setembro, os serviços baianos também sustentaram avanço (6,8%). A variação, porém, também está abaixo da verificada no Brasil como um todo (8,9%), num cenário em que todas as 27 unidades da Federação mantêm resultados positivos, lideradas por Alagoas (19,8%), Amapá (16,1%) e Roraima (15,6%). A Bahia tem o 18º crescimento.
3 das 5 atividades de serviços cresceram na Bahia
O crescimento do volume de serviços prestados na Bahia em setembro de 2022, ante o mesmo mês do ano passado foi de 4,8%, resultado de altas ocorridas em três dos cinco grupos de atividades investigadas pelo IBGE.
A principal influência positiva para o resultado veio, desta vez, dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (com alta de 10,5%), que cresceu pelo nono mês consecutivo.
Há 18 meses, desde que os serviços baianos passaram a avançar ininterruptamente frente ao mesmo mês do ano anterior (em abril/21), esta é a primeira vez que os serviços prestados às famílias não são a principal influência para o resultado positivo do setor de serviços na Bahia. Ainda assim, em setembro, o setor seguiu apresentando crescimento (7,3%).
Os serviços profissionais, administrativos e complementares voltaram a crescer em setembro (6,3%) após terem apresentado resultado negativo em agosto. O aumento do setor foi o segundo mais influente para o resultado do estado no mês.
Por outro lado, os serviços de informação e comunicação (-4,9%) tiveram a queda mais influente para segurar o resultado positivo geral do setor de serviços no estado. Este foi o 10º recuo mensal consecutivo desse grupo de atividades.
Já os outros serviços (-19,1%) apresentaram a maior queda absoluta no mês, voltando a recuar após dois meses de resultados positivos.


Por Redação Bahia.Ba
Foto: Divulgação/Ascom Seplan