Altos Papos

Margareth Menezes diz que aceitou convite de Lula para assumir Ministério da Cultura

A cantora Margareth Menezes informou nesta terça-feira, 13, que aceitou o convite do presidente eleito Lula (PT) para assumir o Ministério da Cultura a partir de 2023.

Margareth Menezes deu a declaração ao conceder entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde atua a equipe de transição de governo.

Mais cedo, nesta terça, Margareth Menezes se encontrou com Lula no hotel onde o presidente eleito está hospedado na capital federal.

“Foi uma conversa [com Lula] muito animadora para a gente que é da área da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão mesmo. Foi uma surpresa para mim também”, declarou a artista.

Na semana passada, Lula anunciou cinco ministros do futuro governo:

  • Fernando Haddad (Fazenda);
  • José Múcio Monteiro (Defesa);
  • Flávio Dino (Justiça);
  • Rui Costa (Casa Civil);
  • Mauro Vieira (Relações Exteriores).

A expectativa é que Lula anuncie mais ministros nesta semana.

Encontro no hotel de Lula

A informação de que Margareth Menezes estava cotada para assumir o ministério foi publicada pela colunista do g1 Andréia Sadi na semana passada.

Ao chegar ao hotel de Lula nesta terça, Margareth Menezes foi questionada se já havia recebido o convite do presidente eleito para assumir a pasta.

A cantora, então, respondeu que conversará com o presidente eleito. Indagada em seguida sobre o tema da reunião, informou que o encontro será “sobre o ministério”.

O Ministério da Cultura foi extinto pelo governo Jair Bolsonaro e transformado em uma secretaria vinculada ao Ministério do Turismo. Durante a campanha, Lula disse que, se eleito, iria recriar o Ministério da Cultura.

Margareth Menezes

Margareth Menezes tem mais de 10 álbuns lançados, várias indicações ao Grammy e fez mais de 20 turnês internacionais

A cantora também fundou a Associação Fábrica Cultural, de combate ao trabalho infantil, exploração sexual e outras violações de direitos.

A cantora deve participar do show da posse de Lula, ao lado de outros artistas com Paulinho da Viola, pastor Kleber Lucas e Leonardo Gonçalves.

Conforme a colunista Andréia Sadi, a opção por um artista para comandar a Cultura se assemelha à fórmula usada por Lula no primeiro mandato, quando o presidente optou por Gilberto Gil.

Por G1

Foto: Guilherme Mazui/g1