Altos Papos

Hemoba informa que estoque de sangue na Bahia está abaixo do crítico; veja como doar

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) informou que enfrenta um período de estoque de sangue abaixo do crítico neste mês de dezembro e, por isso, convida os voluntários à doação de sangue para suprir às necessidades dos hospitais do estado.

A Hemoba detalhou que em relação ao ano passado, houve queda no número de candidatos à doação de sangue em novembro, durante a Semana Nacional do Doador na Bahia. Foram 4.424 candidatos em 2022, enquanto em 2021 se apresentaram 5.311, uma queda de cerca de 20%.

A fundação está com estoque crítico, principalmente, dos tipos sanguíneos A-, O- e O+. Para o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, vários fatores influenciam na redução de doadores neste período, como as comemorações da Copa do Mundo, as chuvas, férias escolares, aumento dos casos de Covid-19, um dos fatores de inaptidão provisória, e a consequente diminuição das visitas familiares nos hospitais, que afeta o contato para captação da doação de sangue.

Na Bahia, a Hemoba tem uma rede com unidades fixas de coletas, em Salvador e no interior da Bahia. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site da fundação.

Prazo das vacinas

As pessoas que receberam a dose da vacina da gripe ou do imunizante Coronavac, devem aguardar 48h para doar sangue. As demais vacinas contra a Covid-19, como Astrazeneca, Pfizer e Janssen, impedem a doação por sete dias.

Os voluntários que testaram positivo para Covid-19 só podem doar 10 dias após a total recuperação, já aqueles que tiveram contato próximo a um caso confirmado, durante o período de transmissão, que segundo o Ministério da Saúde são 10 dias, ficam inaptos pelo período de sete dias após o último contato.

Cadastro de medula óssea

O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital baiana e no interior do estado, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue.

Para tornar-se um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.

Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Por g1

Foto: Hemoba/Divulgação