Altos Papos

Feira: família vai acionar justiça, após ambulância quebrar e não transferir idosa

Familiares da idosa de 66 anos que morreu após a transferência para um hospital ser frustrada, por causa de um defeito na ambulância do Samu, informaram, nesta quarta-feira, 28, que vão acionar a Justiça para responsabilizar os envolvidos no caso. Ivonete Santos Nascimento estava internada em Feira de Santana, na Policlínica do Parque Ipê, em estado grave, e seria levada para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

“Já procuramos um advogado. Isso que aconteceu foi negligência. Se a gente tivesse um Sistema de Saúde que funcionasse, minha mãe estaria aqui hoje. Se ela tivesse sido regulada antes, se tivesse Samu de UTI que funcionasse, nada disso teria acontecido”, disse Lorena Santos, filha de Ivonete.

Lorena também explicou que ontem, 27, após sua mãe dar entrada na policlínica, em decorrência de um infarto, a espera por uma UTI Móvel durou cerca de quatro horas.

“A gente chegou lá 8h50 e só conseguiu uma ambulância do Samu com UTI por volta de 12h30. A gente ainda tentou chamar uma UTI particular mas o pessoal da policlínica disse que não aceitava porque se chegasse no Clériston com uma UTI particular minha mãe não conseguiria dar entrada. Quando a ambulância chegou, colocaram minha mãe lá e quando foi saindo, depois de 400 metros, o motorista falou com a médica que o carro não estava acelerando. Ele pisava no acelerador e não ia. Deu tempo da gente retornar para policlínica, tiramos ela do veículo e nesse meio tempo ela teve uma parada cardíaca”, explicou.

Logo em seguida chegou outra ambulância do Samu ao local mas não era UTI móvel. A idosa não resistiu. O enterro de Ivonete Santos Nascimento aconteceu às 11h, desta quarta-feira, no Cemitério Jardim das Flores, em Feira de Santana.

Em nota, o Samu lamentou o falecimento de Ivonete, informou que as ambulâncias são revisadas periodicamente e que o veículo, que seria usado para a transferir a paciente, tinha apenas 5 anos de uso. O órgão informou que vai apurar a causa da falha técnica da ambulância. 

Um vídeo, divulgados nas redes sociais, mostra o momento em que a idosa é retirada da ambulância; assista:

Confira a nota completa:

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) lamenta o falecimento de uma paciente durante um atendimento realizado nesta terça-feira (27), na Policlínica do Parque Ipê. 

A paciente Ivonete Santos Nascimento, 66 anos, estava internada na Policlinica do Parque Ipê, em estado grave, após sofrer infarto agudo do miocárdio. Ela deu entrada na unidade nesta manhã. A UTI Móvel do SAMU foi acionada para realizar a transferência da paciente para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). O quadro era instável e a paciente estava com pressão baixa. 

Assim que a UTI Móvel chegou a unidade, às 11h35, a equipe foi estabilizar o quadro clínico. O procedimento durou até as 12h30, quando a paciente foi levada para a ambulância. Assim que o veículo saiu, começou a apresentar problemas. Segundo relato do condutor, o veículo perdia força na partida. 

Imediatamente a equipe acionou outra UTI Móvel para dar suporte. Diante da situação, a paciente foi novamente removida para a unidade de saúde. Já na policlínica ela apresentou uma parada cardíaca. A equipe médica conseguiu reverter. Entretanto, na sequência, ela apresentou outra parada, quando não resistiu.  

O SAMU informa que as ambulâncias são revisadas periodicamente. A UTI Móvel é um veículo ano 2017, com 5 anos de uso. O órgão irá apurar a causa do problema mecânico do veículo.