Altos Papos

Sônia Guajajara será ministra dos Povos Indígenas

A deputada federal eleita Sonia Guajajara (Psol-SP) será ministra dos Povos Indígenas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela foi um dos três nomes enviados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) como sugestões para o cargo, que será criado pelo próximo governo.

Sonia passou o Natal em sua aldeia e chegou ontem, 27, a Brasília, onde será convidada formalmente por Lula, provavelmente em um encontro pessoal — já houve conversas por telefone e ela aceitará o cargo. Na lista de cotados também estavam Joênia Wapichana, deputada federal não reeleita da Rede (RO), e o vereador de Caucaia (CE) Weibe Tapeba (PT).

O anúncio oficial deve ser feito por Lula nos próximos dias, junto com o restante dos escolhidos para ocupar a Esplanada.

O futuro ministério abrigará a Fundação Nacional do Índio (Funai) e pode funcionar com o seu orçamento em um primeiro momento. A transferência da fundação, que hoje está sob o Ministério da Justiça, para os Povos Indígenas, foi um dos entraves para a formulação do organograma da pasta, uma vez que há questões burocráticas que precisam ser resolvidas para funcionar.

Por exemplo, por lei, demarcações de terra, que são de incumbência da Funai, precisam passar pela Justiça para serem homologadas. Já a Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), um dos órgãos com maior verba dentro da política indígena, deverá seguir com o Ministério da Saúde.

Com informações do jornal Folha de S. Paulo e Rede Brasil Atual

Foto: Reprodução