Parlamentares do PT próximos a Lula não estão convencidos de que o União Brasil vai votar com o governo na Câmara, mesmo com a entrega de três ministérios ao partido. Mais cedo, o novo líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede), em entrevista a GloboNews, disse a contar com os votos dos parlamentares do União Brasil. A legenda terá a terceira maior bancada na Câmara dos Deputados, com 59 cadeiras.
Segundo informações da coluna de Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles, antes e depois de Lula anunciar a lista restante dos últimos ministros a compor seu governo, aliados criticavam principalmente a decisão de entregar à legenda o Ministério das Comunicações. O entendimento de petistas ouvidos pela coluna é o de que a pasta é estratégica, e que o ideal seria que ela ficasse com o próprio PT, como havia sido acordado previamente, ou pelo menos com um partido mais alinhado ideologicamente.
Sob reserva, parlamentares reclamam que o PT acabou cedendo demais na expectativa de garantir a governabilidade, sem a certeza de que o União Brasil retribuirá na medida esperada. “Vai dar m.”, diz um petista graduado, para quem o governo Lula terá problemas no Congresso.
Por Bahia.Ba
Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados