O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) minimizou a situação de crise humanitária vivenciada pelos povos yanomami e alegou que os relatos se tratam de uma ‘farsa da esquerda’.
O ex-capitão se manifestou em um grupo de Telegram com o envio de um texto alegando que seu governo realizou, de 2020 a 2022, 20 ações de saúde dentro do território indígena.
“Contra mais uma farsa da esquerda, a verdade! De 2020 a 2022, foram realizadas 20 ações de saúde que levaram atenção especializada para dentro dos territórios indígena”, relatou o ex-capitão, que continuou:
“De 2020 a 2022, foram realizadas 20 ações de saúde que levaram atenção especializada para dentro dos territórios indígenas, especialmente em locais remotos e com acesso limitado. Foram beneficiados mais de 449 mil indígenas, com 60 mil atendimentos. O Governo Federal encaminhou 971,2 mil unidades de medicamentos e 586,2 mil unidades de equipamentos de proteção individual (EPI), totalizando 1,5 milhão de insumos enviados para essas operações”.
O ex-presidente, no entanto, não citou a situação precária em que crianças e adultos do território indígena se encontram.
Por Carta Capital
Foto: REUTERS/Adriano Machado