Altos Papos

“População não entende obesidade como doença”, aponta presidente da Abran

Segundo o Atlas da Obesidade, divulgado pela Federação Mundial de Obesidade, 41% da população adulta do Brasil deve ser obesa, até 2035. Em entrevista ao programa Altos Papos nesta terça-feira, 7, o médico Dr. Durval Ribas Filho, que preside a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) comentou que superar o problema no país requer também que a população compreenda que ser obeso é estar doente.

“Uma pessoa obesa é uma pessoa inflamada. A obesidade é um processo inflamatório. É uma doença inflamatória e é muito difícil das pessoas entenderem isso. Obesidade não é só um problema estético, junto com a obesidade, mais de 250 comorbidades podem ser detectadas. Muitas doenças estão associadas ao excesso de peso”, afirmou.

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo, geralmente causado por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. A doença acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente. Fatores genéticos e emocionais, por exemplo, também podem estar relacionados.


“A população como um todo não entende a obesidade como doença. É um problema que, a depender do caso, pode ser necessário tratamento com medicamento, atividade física e até cirurgia”, explica.