Altos Papos

Micareta: ambulantes protestam contra proibição de barracas no circuito; governo mantém decisão

Vendedores ambulantes que vão trabalhar na Micareta protestaram na Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta quinta-feira, 16, contra a decisão da Prefeitura de proibir barracas no circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra.

Os trabalhadores, conforme decisão do município, devem montar as barracas nas transversais da avenida. Apenas os barracões universitários estão autorizados a permanecer no principal circuito da festa, que acontece entre 20 a 23 de abril deste ano. 

Ao Portal Altos Papos, a presidenta da Associação de Barraqueiros, Ana Angélica Bastos, disse que a categoria foi “pega de surpresa” e não escondeu sua insatisfação com a mudança de local. “O secretário acha que tudo que temos que fazer em Feira é igual a Salvador. Ele tem que entender que Feira é Feira, Salvador é Salvador. Nós não vamos para as transversais. Não estamos pedindo até porque nós vamos pagar pelo espaço, então temos o direito de trabalhar. Passamos três anos sem trabalhar e agora vão tirar o meio da gente ganhar o pão dos nossos filhos?“, questiona.

Decisão Mantida

Foto: Taiuri Reis/ Altos Papos

Durante a manifestação, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, esteve na Câmara e se reuniu com vereadores e uma comissão de vendedores ambulantes para tratar sobre o assunto. Ele informou que a mudança faz parte do novo formato da Micareta e será mantida para “garantir a segurança dos foliões”.

“As barracas no sentido Feira-Salvador estão sendo cada vez mais imprensadas pelo grande número de foliões que estão ali brincando e isso gera problema com a segurança, principalmente porque estão no mesmo espaço onde passam os trios elétricos e a rede de alta tensão da Coelba. Nós temos 300 mil foliões por dia na festa e precisamos garantir a segurança da coletividade. Como estou à frente da pasta na gestão, tenho que dar continuidade ao projeto que está sendo aplicado, porque entendo ser o melhor para que Feira retome o brilho da primeira, maior e melhor Micareta do Brasil que, infelizmente, é um título que a cada ano vinha se perdendo“, argumentou o secretário.