Altos Papos

Superintendente do Procon-BA dá dicas de como evitar fraudes em compras on-line

O Dia das Mães é uma das datas que mais movimentam o varejo no Brasil e, neste ano em que ainda são necessárias medidas de distanciamento social, as vendas no ambiente digital ganharam mais importância. A praticidade e ofertas são diferenciais das vendas eletrônicas, mas é preciso estar atento à segurança do site para evitar fraudes.

Com o objetivo de garantir a harmonia no mercado de consumo durante as comemorações do dia das mães, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) iniciou a operação fiscalizatória “Bem me Quer 2021”. 

Em entrevista ao Programa Altos Papos, nesta quinta-feira, 06, o Superintendente do Procon Bahia, Filipe Vieira, explicou que esse é um período que “incentiva a compra, a gente vê um pouco o apelo de venda”.  E, nesse contexto, “tem aqueles que tentam passar um produto com uma falsa promoção, que não tem a qualidade que é ofertada e configura uma publicidade enganosa”. 

Felipe pontua também ter percebido “que ao longo da pandemia muitas pessoas quebraram o preconceito de comprar na internet. Outras se aventuraram nas primeiras compras”. Por isso, apresenta algumas dicas de como evitar fraudes durante  as compras on-line: 

1- Cuidado com o computador, é importante ter o antivírus ativo; 

2- Opte por sites mais seguidos e consagrados;
3 – Quem não tem hábito de comprar on-line, peça ajuda àqueles que tem mais experiências de operar esse tipo de compra; 

4 – Tenha cuidado com dados pessoais e financeiros; 

5 – Salve cada etapa da compra, quer seja de forma impressa ou salvas em PDF. 

Os fornecedores autuados responderão a processos administrativos, na esfera do órgão e poderão ser multados em até R$ 6 milhões, de acordo com as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

Confira a entrevista completa no PodCast Altos Papos.