Altos Papos

Colbert vai recomendar fechamento do comércio na ‘sexta de Micareta’

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho (MDB), informou ao Portal Altos Papos nesta quinta-feira, 30, que vai recomendar o fechamento do comércio na sexta-feira de Micareta, que acontece no dia 21 de abril, feriado nacional de Tiradentes.

O “apelo”, segundo ele, visa solucionar o impasse entre os Sindicatos dos Comerciários e Patronal que, após diversas reuniões, não chegaram a um consenso sobre a abertura ou não das lojas durante a Micareta.

“A prefeitura não é a favor nem muito menos deve ser contra que o comércio abra. Agora, eu vou fazer pessoalmente um apelo aos proprietários das lojas, porque acho que o dia 21 [de abril] vai ser um dia muito importante para nós todos estarmos livres para brincar. Mas essa decisão deverá ser tomada pelo Sindicato do Comércio. A prefeitura não interfere de maneira nenhuma nessas discussões. O que nós vamos fazer é dar o feriado do 21 de abril aqui na prefeitura“, afirmou.

Abre ou fecha

Conforme previsto na Convenção Coletiva, o comércio de Feira está autorizado a funcionar no feriado de Tiradentes, já que a data da Micareta – 20 a 23 de abril – só foi definida dois meses após esse acordo trabalhista.

Favorável a recomendação do prefeito, o presidente do Sindicato do Comércio, Marco Silva, propôs como contrapartida a abertura das lojas no sábado pós-feriado, mas sem remuneração adicional, o que não foi aceito pelos trabalhadores.

“Nosso sentimento é o mesmo que o prefeito tem. É óbvio que o dia 21 de abril ficou prejudicado. Não seria interessante para ninguém, não agrega em nada. Então nossa proposta junto ao Sindicato dos Comerciários é abrir em horário reduzido no sábado, dia 22, das 9h às 15h. Porém, o outro lado quer cobrar um adicional e a gente entende que nesse caso não tem cabimento pagar, já que é um período curto de trabalho, o salário é pago mensalmente e esse dia está incluído”, explicou o empresário.

Foto: Taiuri Reis/ Altos Papos