A emissora norte-americana NBC anunciou na segunda-feira (10) o cancelamento da transmissão da cerimônia do Globo de Ouro 2022 devido às polêmicas envolvendo a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA).
“Continuamos a acreditar que a HFPA está comprometida a uma reforma significativa. No entanto, mudança dessa magnitude leva tempo e trabalho, e sentimos fortemente que a HFPA precisa de tempo para fazer isso direito. Assim sendo, a NBC não vai transmitir o Globo de Ouro de 2022. Presumindo que a organização execute seu plano, temos a esperança de estar em uma posição para transmitir o evento em janeiro de 2023”, disse a NBC em nota.
O movimento teve início após as duras críticas a HFPA por não ter nenhum membro negro em sua equipe. Com isso, diversos estúdios como Warner Bros. e canais como HBO, se uniu à Netflix e Amazon Studios em um boicote aos eventos da organização para exigir mudanças.
Em abril, o ex-presidente da associação, Philip Berk, foi demitido após chamar o ‘Black Lives Matter’ (Vidas Negras Importam) de movimento de ódio.
O ator Tom Cruise se juntou a outras celebridades e organizações e em protesto contra a HFPA devolveu seus três prêmios do Globo de Ouro que recebeu, os de Melhor Ator que ele ganhou por Jerry Maguire e por Nascido em 4 de Julho e o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por Magnolia.