Altos Papos

Rodrigo Pacheco lê pedido e cria CPI mista para investigar atos golpistas de 8/1

O pedido de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para instaurar as investigações dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, data na qual bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes, foi lido nesta quarta-feira (26) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Conforme dita o regimento interno, a leitura do requerimento na sessão do Congresso dá aval a criação da CPI mista dos Atos Golpistas, deste modo, só a CPMI fica pendente apenas de publicação no Diário Oficial da União (DOU). O colegiado do Congresso, proposto por parlamentares de oposição, será formado por 16 deputados e 16 senadores titulares e terá duração de até seis meses.

O pedido de criação do colegiado é de autoria do deputado bolsonarista André Fernandes (PL-CE), que é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto envolvimento nos atos golpistas.

A criação da CPI para investigar os atos golpistas do dia 8 era vista com resistência pelo governo Lula (PT) e até pelo próprio presidente.

Por Bahia.Ba

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado