Altos Papos

Impulsionado por transportes, serviços crescem 1,1% em fevereiro

Tendo como principal influência as atividades de transportes, o setor de serviços cresceu 1,1% no mês de fevereiro, com relação a janeiro. De acordo com relatório do IBGE divulgado nesta quinta-feira (27), o acumulado do ano registra expansão de 5,7%. Em 12 meses, a alta ficou em 8%. No trimestre móvel, o ramo teve alta de 0,3% frente ao período encerrado em janeiro.

Após retrair 4,4% em janeiro, os transportes avançaram 2,3% em fevereiro. Também ficaram no positivo os serviços de informação e comunicação (1,6%) e grupo  outros serviços (0,7%), com o primeiro acumulando um ganho de 2,4% nos dois primeiros meses do ano; e o segundo avançando após ter registrado forte retração em janeiro (-8,6%).

Em sentido oposto, serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,0%) e serviços prestados às famílias (-0,7%) contiveram a alta no setor. A primeira área enfrentou o segundo revés seguido, com perda acumulada de 3,1%. O último eliminou parte do ganho (3,5%) observado em dezembro e janeiro últimos.

Regionalmente, 20 das 27 unidades da federação tiveram mais volume de serviços em fevereiro, na comparação com o mês imediatamente anterior. Lideraram os ganhos Mato Grosso (7,7%) e Pernambuco (6,1%). As principais influências negativas vieram de São Paulo (-0,1%), Distrito Federal (-1,7%) e Rio Grande do Sul (-0,8%).

Por Bahia.Ba

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil