Altos Papos

Magno Malta ironiza racismo sofrido por Vini Jr. e é denunciado ao Conselho de Ética

O senador Magno Malta (PL-ES) criticou a repercussão do caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vinícius Júnior na Espanha. Durante audiência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizada nesta terça-feira, 23, Malta afirmou que, se fosse um jogador negro, entraria em campo com uma leitoa branca: “Dava um beijo nela e falava: ‘Olha como não tenho nada contra branco’”.

Segundo o Metrópoles, Magno Malta criticou a cobertura da imprensa brasileira ao relatar o caso e acusou jornalistas de “revitimizar” o jogador, além de questionar os “defensores da causa animal” por não defenderem o “macaco”.

O líder do PT no Senado, Fabiano Contarato, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de um inquérito policial por injúria racial contra o senador.

“Como pai de duas crianças negras, não posso ignorar o que testemunhei hoje no Senado. Por isso, acionei o Supremo Tribunal Federal para que instaurasse inquérito policial para averiguar falas racistas do senador”, informou Contarato em uma postagem no Twitter.

O PSol também anunciou que vai entrar com uma representação contra Malta no Conselho de Ética do Senado e também com uma notícia-crime junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Por Bahia Notícias e Metro1

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado