Altos Papos

“A atividade humana dá frutos e esses frutos estão presentes no museu”, declara o historiador

Em 18 de maio é comemorado o Dia Internacional dos Museus. A data, instituída em 1977, foi criada para estimular a visita a acervos culturais do mundo inteiro. Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo e responsáveis pelo patrimônio material ou imaterial. 

Em entrevista  ao Programa Altos Papos, nesta terça-feira, 18, o historiador Rafael Dantas explica que o museu “guarda a memória selecionada de cada período da história”. 

“O museu tem essa capacidade de destacar algo em evidência e que tenha relevância para a nossa cultura. É o espaço em que tem que ter o pertencimento às pessoas, que traz o além, essa pluralidade existente em cada lugar”, ratifica Dantas. 

Rafael destaca também que durante a pandemia, mesmo com muitas instituições ao redor do mundo fechadas, a solução surgiu dos próprios museus, que têm disponibilizado a tour virtual. Assim, “telas interativas, que são uma forma de aproximar as pessoas ao museu”. 

“A atividade humana dá frutos e esses frutos estão presentes no museu”, declara o historiador. 

Confira a entrevista completa no Podcast Altos Papos.