O deputado federal Zé Neto (PT) afirmou nesta quarta-feira (19) que a possível privatização da Eletrobras “golpeia” a soberania energética do Brasil.
Em postagem no Twitter, o parlamentar ressaltou que a privatização do setor elétrico é “um risco real” de comprometimento da qualidade dos serviços. “Privatizar a Eletrobras golpeia nossa soberania energética. Como ocorreu em outros países, a privatização do setor elétrico é um risco real de comprometimento da qualidade dos serviços e de aumento das tarifas, impactando diretamente os mais pobres”, escreveu.
O relator da Medida Provisória 1031/21, que autoriza a desestatização da Eletrobras, deputado federal Elmar Nascimento (DEM), condicionou a privatização da Eletrobras a obrigatoriedade do governo contratar 6 mil megawatts de usinas térmicas movidas a gás e de 2 mil megawatts de Pequenas Centrais Hidrelétricas em diversas regiões do País. Também propôs a prorrogação dos contratos de energia eólica do Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Elétrica por 20 anos.