O carro fumacê é uma ferramenta importante no combate ao mosquito Aedes Aegypti- transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em Feira de Santana, o serviço foi intensificado para evitar o aumento de novos casos das arboviroses.
Desta segunda-feira, 31, até a sexta-feira, 04, a programação segue para sete bairros da zona urbana. São eles: Rua Nova, Conjunto Feira X, Serraria Brasil, Queimadinha, Ponto Central, Jardim Cruzeiro e Calumbi.
Segundo a coordenadora do Centro Municipal de Referência em Endemias, Síntia Sacramento, a programação pode sofrer alterações devido ao aumento de números de casos em outros locais.
“O carro fumacê é uma estratégia eficaz para o momento que estamos vivendo, pois ajuda na eliminação dos mosquitos que estão na fase adulta. Por conta do cenário de epidemia, no qual já registramos mais de mil casos da doença, serão priorizados os locais com mais notificações. Dessa forma, outros bairros ainda podem ser incluídos durante a semana”, destacou.
A recomendação é que as pessoas abram as portas e janelas de casa para permitir que a nuvem de inseticida chegue a todos os cômodos. Outra orientação é para que retirem os animais de estimação que possivelmente estejam na garagem ou jardins das casas no momento em que o carro estiver passando. Também é importante proteger alimentos para que não sejam atingidos por partículas do inseticida.
Veja o dia que o fumacê vai passar no seu bairro:
- Segunda-feira (31): Serraria Brasil, Queimadinha, Feira X e Rua Nova
- Terça-feira (1°): Ponto Central, Feira X , Jardim Cruzeiro e Queimadinha
- Quarta-feira (02): Serraria Brasil , Queimadinha, Feira X e Calumbi
- Quinta-feira (03): Serraria Brasil, Queimadinha, Feira X e Rua Nova
- Sexta-feira (04): Ponto Central , Queimadinha, Feira X e Jardim Cruzeiro
Foto: Patrícia Laís