O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques liberou nesta segunda-feira (28) para julgamento as seis primeiras ações penais contra os ataques aos três Poderes no dia 8 de janeiro. Com a liberação, agora cabe à presidente da Casa, a ministra Rosa Weber, marcar a data.
Entre os réus integrantes do núcleo de executores a serem julgados estão Aécio Lucio Costa Pereira, João Lucas Vale Giffoni e Jupira Rodrigues. Eles são denunciados por crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima.
No total, são 1.395 acusados de terem se envolvido nos atos extremistas no início do ano. Na última terça-feira (22) o ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou a Procuradoria-Geral da República (PGR) celebrar acordos de não persecução penal, ou seja, os acusados têm a possibilidade de confessar os crimes para medidas que não sejam a prisão.
Por Metro1
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil