Altos Papos

Com sufoco no fim, Brasil vence a Costa do Marfim e avança no Mundial de Basquete

Não foi pouco o drama que marcou a classificação do Brasil à segunda fase do Mundial de Basquete, nesta quarta-feira, em Jacarta, na Indonésia. Em confronto direto valendo a vaga, a equipe de Gustavo de Conti fez jogo nervoso com a Costa do Marfim para vencer por 89 a 77.

Com a vitória, o Brasil garantiu a segunda colocação do Grupo G e forma, junto com a líder Espanha, um novo grupo, o L, no qual fará jogos duríssimos contra Canadá e Letônia. Na sexta-feira, às 10h30, já faz jogo importantíssimo contra os canadenses, comandados por Shai Gilgeous-Alexander, jovem estrela da NBA.

Yago voltou a se destacar e foi o melhor pontuador do da partida, com um duplo-duplo de 24 pontos e ótimas 12 assistências.

O armador foi um dos autores de cestas de três pontos (Caboclo e Georginho fizeram outras) nos últimos três minutos do último quarto que tranquilizaram a partida.

A situacao naquele momento era complicada: sem Leo Meindl, que estourou o limite de faltas individuais, o Brasil também passou a colocar os marfinenses no lance livre após estourar as faltas coletivas. A diferença chegou a ser de 3 pontos.

O Brasil voltou a ter dificuldades para cuidar da bola na partida. Foram 13 turnovers (perdas de posse durante a partida). No primeiro quarto, chegou a sair perdendo por 25 a 23.

A partir do segundo quarto, a equipe encontrou mais confiança para bater bola, acertar arremessos de segurança e forçar a falta dentro do garrafão marfinense.

Mas o time africano, que tinha surpreendido o Irã no jogo anterior e também lutava pela classificação, seguiu muito de perto o Brasil ao longo de todo o jogo. Cédric Bah e Diabate foram os melhores pontuadores marfinenses, com 13 e 12 pontos.

Por Agência O Globo

Foto: divulgação/FIBAWC