Altos Papos

Blitze pela cidade, desvios no transporte público e 7 mil alunos sem aulas: veja reflexos da operação com PF e 4 mortos na BA

A operação que registrou as mortes de um policial federal e de quatro homens após um confronto na manhã desta sexta-feira (15), no bairro de Valéria, em Salvador, causou reflexos na vidas das pessoas em outros pontos da capital baiana.

Desde as primeiras horas desta sexta, um grupo criminoso está escondido em uma região de mata fechada do bairro periférico. Mais de 100 policiais militares, civis e federais trabalham para encontrá-los. A ação também conta com o apoio de helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer).

Blitze
Em paralelo à operação no bairro de Valéria, policiais militares fazem blitze em grandes avenidas da capital baiana, como Garibaldi, ACM, Paralela e no bairro de São Cristóvão.

Sete mil alunos sem aulas
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), quase 7 mil alunos de 18 escolas espalhadas pelo subúrbio de Salvador e da região de Valéria estão sem aulas.

De acordo com a Smed, 4.610 estudantes da região do subúrbio tiveram as atividades suspensas. Confira abaixo os nomes das escolas:

Escola Municipal Professora Olga Mettig;
Escola Municipal Esther Félix da Silva;
Escola Municipal Fazenda Coutos;
Escola Municipal Antônio das Malvinas;
Escola Municipal Professor Antônio Pithon Pinto;
Escola Municipal Graciliano Ramos;
Escola Municipal Ítalo Gaudenzi;
Escola Municipal Garcy Ribeiro;
Escolab 360;
CMEIS Abdias Nascimento;
Educar é viver;
Escola Municipal Paulo Bispo Braz.
Ainda segundo a Smed, por causa da sensação de insegurança no bairro de Valéria e entorno, 2.368 alunos estão sem aula na região. Veja lista de escolas:

São Francisco de Assis
Batista de Valéria
Nossa Senhora Aparecida
Milton Santos
Afonso Temporal
Cmei João Paulo I
Transporte público
Por causa da ação, um intenso engarrafamento foi formado nas regiões da Estrada do Derba, Estrada Velha de Paripe e na Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana.

Segundo a Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), os ônibus do transporte público da capital baiana tiveram o itinerário desviado. Os veículos que seguem no sentido BR-324 passam a trafegar pela Avenida Suburbana.

Já os que seguem sentido Base Naval, estão retornando para a BR-324 antes do local da operação policial e de lá continuam o itinerário.

O que diz o governador

Nesta sexta, o governador Jerônimo Rodrigues apresentou novas viaturas na cidade de Feira de Santana, a 100 km de Salvador. Perguntado sobre a operação integrada em Salvador, ele lamentou a morte do policial federal.

“Eu quero me solidarizar com a Polícia Federal, que perdeu um homem na iniciativa de uma operação, em Valéria. É uma iniciativa da polícia em desmontar a atuação do crime organizado na Bahia”, disse Jerônimo Rodrigues.

De acordo com o governador da Bahia, a determinação dele, do secretário de segurança Marcelo Werner, do presidente Lula e do ministro Flávio Dino é de que a polícia “não dê trégua” para os criminosos.

“Nós não queremos e determinamos que sejam trazidos corpos. Queremos presos, para que a gente possa, a partir da prisão deles, garantir mais informações e fazer uma operação com sucesso”, afirmou.

Por G1

Foto: Divulgação/SSP-BA