O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recusou o pedido de Volodymyr Zelensky para um encontro durante a passagem do ucraniano pela América do Sul, para a posse de Javier Milei, na Argentina, no domingo, 10.
Conforme Malu Gaspar, no O Globo, fontes do Itamaraty afirmaram que o pedido foi feito “muito em cima da hora”, na quinta-feira, 7, enquanto a diplomacia brasileira e o próprio Lula estavam envolvidos com a Cúpula do Mercosul, no Rio de Janeiro.
Ainda segundo a publicação, outro fator pesou na decisão: o horário do encontro e as circunstâncias consideradas incomuns. Zelensky fez uma parada para reabastecimento de seu avião na base aérea de Brasília, no sábado, 9, às 20h15, e decolou duas horas depois.
“É muito raro esse tipo de encontro em base aérea, sem preparação e sem antecedência”, disse um diplomata à coluna, segundo a qual, a chancelaria brasileira enviou a secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, Maria Luisa Escorel, para agenda com o presidente da Ucrânia.
Segundo a publicação, Volodymyr Zelensky não detalhou em seu pedido os assuntos que gostaria de tratar com Lula, mas presume-se que quisesse discutir a conjuntura da guerra contra a Rússia.
Por Bahia.Ba
Foto: Ricardo Stuckert/PR






