Pesquisa desenvolvida durante nove meses pelo Lacen indicou a circulação de 23 linhagens diferentes do novo coronavírus no estado. Foram sequenciados 305 genomas do SARS-CoV-2. Em 85% das amnostras havia predominância da cepa P1, mas agressiva tanto na transmissibilidade como no agravamento da Covid-19.
“Os dados sugerem que a mobilidade humana representa um fator crucial para a dispersão do vírus da Covid 19 e das novas variantes” ressalta o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.O sequenciamento de genomas completos do SARS-CoV-2 abrangem pacientes dos núcleos regionais de Saúde Sul, Leste, Norte, Sudoeste, Oeste, Nordeste, Centro-Norte, Centro-Leste e Extremo Sul, abrangendo 121 municípios.
O Lacen informou vai continuar fazendo novos sequenciamentos do SARS-CoV-2, visando obter mais informações sobre a dispersão do vírus no estado. “Enquanto a remessa de vacinas não atinge o ritmo necessário para interromper o ciclo de infecções e reinfecções, medidas como distanciamento social, uso de máscara e higiene frequente das mãos ainda são as melhores formas de frear o contágio e a dispersão do vírus”, conclui Vilas-Boas.