Novidade no Carnaval de Salvador deste ano, a proibição do uso de pistolas d’água e similares no primeiro dia oficial da festa, nesta quinta-feira, 8, foi avaliada como “muito positiva” pela autora da lei, a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). Ela participou do tradicional bloco “Os Mascarados”, puxado pela cantora e ministra da Cultura Margareth Menezes, no circuito Barra-Ondina (Dodô).
A medida, sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no último dia 29 de fevereiro, é válida para todas as demais festas populares de rua na Bahia.
“Muito positiva! Carnaval tem que ser bom pra todo mundo. O caráter da lei é educativo pra gente garantir a liberdade e dignidade das mulheres e da população LGBT, respeitando o direito do outro. É só isso que se quer”, afirmou a parlamentar, ao jornalista Reginaldo Jr. para o Altos Papos.
IMPORTUNAÇÃO
Agora proibida por lei, a pistola d’água era usada por homens como instrumento para intimidar e assediar mulheres durante a passagem de blocos pelos circuitos da folia, como em “As Muquiranas”, que desfila no Campo Grande (Circuito Osmar), neste sábado, 10.
Por Taiuri Reis/Altos Papos
Foto: Reprodução