Um medicamento de custo elevado para o tratamento de fibrose cística passa a estar disponível no Sistema Único de Saúde. O Trikafta, que pode custar até R$ 92 mil, segundo a Câmara de Reguração do Mercado de Medicamentos (CMED), foi entregue ao SUS em maio pela farmacêutica Vertex, a única que detém a patente do medicamento.
Segundo o Ministério da Saúde, o medicamento foi distribuído a partir de uma análise da demanda dos estados do Brasil.O tratamento em um ano de um paciente com a doença pode chegar a custar R$ 1,196 milhão, visto que um paciente que faz uso do remédio necessita de 13 caixas.
A fibrose cística é uma doença genética rara causada por uma mutação no gene CFTR que impede que haja uma troca adequada de fluídos entre as células. Com isso, há um acúmulo de muco em pulmões e outros órgãos. O Trikafta, remédio usado no tratamento, atua na modulação da ação celular, e com isso pode aumentar a expectativa de vida dos portadores. No Brasil, a estimativa é que ao menos 6.600 pessoas tenham a doença diagnosticada.
Por Metro1
Foto: reprodução