O paulista Rafael Macedo bateu na trave na busca de mais uma medalha para o judô brasileiro nas Olimpíadas de Paris 2024. O peso-meio-leve (até 90kg) se classificou na repescagem com grande vitória sobre o sul-coreano Juyeop Han, mas na disputa do bronze foi derrotado pelo francês Maxime-Gael Ngayap Hambou, no início da tarde desta quarta-feira, na Arena do Campo de Marte.
Macedo buscou a pegada desde o início. Hambou se esforçava para arrancar as mãos do brasileiro. Com menos de um minuto, os dois judocas receberam shido (punição) por falta de combatividade. O francês tentou uma entrada que foi defendida e o paulista buscou uma chave de braço, mas não encaixou. Em seguida, Macedo derrubou Hambou com um o-uchi-gari, mas o árbitro não pontuou a queda. Os dois voltaram a ser punidos com shido e ficaram pendurados com dois minutos restando.
Macedo encaixou um uchi-mata, mas o francês caiu de frente e, na sequência, arriscou uma técnica de sacrifício, bem defendida pelo brasileiro. Macedo novamente projetou Hambou, mas o lutador da casa evitou a pontuação no último instante. O paulista deu outra queda em que o francês evitou colocar as costas no chão e, ao tentar a chave de braço no chão, cometeu uma penalidade ao pegar por dentro da manga do adversário. Foi desclassificado e perdeu a medalha para Hambou.
“É uma vergonha!”, reclamou o treinador de Macedo.
“É a segunda vez que venho a uma Olimpíada, é um sonho estar aqui. Fiz um dia muito bom, poderia sair com uma medalha, mas infelizmente acabou não acontecendo, faz parte. A decisão dos árbitros foi essa e acredito que vai ser a correta”, lamentou Macedo, muito frustrado.
Por GE
Foto: REUTERS/Arlette Bashizi