O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem data para acontecer e será nos dias 3 e 10 de novembro. Os estudantes que farão as provas vão poder apresentar documentos digitais para identificação no dia do exame. Serão aceitos a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Registro Geral (RG), que podem ser exibidos através do aplicativo Gov.br.
Diferente de outros momentos, neste ano e nos próximos, não será mais permitido apresentar boletins de ocorrência (B.O.) para justificar a perda de documentos físicos. O Ministério da Educação esclareceu que essa alteração visa aumentar a segurança do exame.
Além dos documentos mencionados, também são válidas as cédulas de identidade emitidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal, identificações emitidas por ordens ou conselhos de classe com valor legal, passaportes, Carteira Nacional de Habilitação; e Carteira de Trabalho e Previdência Social impressa, expedida depois da data de 27 de janeiro de 1997.
Os candidatos estrangeiros são obrigados a se identificar com um dos seguintes documentos: passaporte, identidade emitida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Registro Nacional Migratório, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, Cédula de identidade civil ou documento estrangeiro similar.
Por Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil/Arquivo