Feira de Santana vai investir mais de R$ 3,8 milhões em diversos segmentos culturais através de sete editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As inscrições seguem até esta sexta-feira, 8. Ao programa Altos Papos, o Conselheiro de Cultura Bruno Bittencourt considerou que o prazo estabelecido pela Prefeitura é curto e prejudica os fazedores de cultura.
“A gente faz esse apelo para que a secretaria aumente esse prazo, devido a diversos fazedores de cultura que estão mobilizados e falaram com o Conselho, relatando que muitos não vão participar por não terem condições. O edital do Estado está aberto ao mesmo tempo, mas oferece mais tempo para inscrição”, afirmou.
Bittencourt explicou também que houve atraso no processo de inscrição em dois editais por causa de erros. “Pedimos o bom senso de retomar esses dois dias perdidos e estender o prazo em, pelo menos, mais 24 horas úteis, até a segunda-feira, dia 11″.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho respondeu ao pedido e explicou que o prazo para inscrições nos editais da PNAB em Feira de Santana não pode ser muito extenso devido ao calendário para distribuição dos recursos que devem contemplar 174 projetos.
“É importante ressaltar que, dentro do cronograma, existem prazos a serem cumpridos, incluindo prazos para recursos e para o parecerista. Enfim, não podemos imaginar que é possível colocar esse prazo de uma maneira muito aberta, pois isso pode prejudicar o processo e levar o município a devolver recursos ao Governo Federal. A extensão do prazo pode acontecer, mas é muito importante não contar apenas com essa possibilidade”, afirmou.
Foto: Divulgação