A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana realizará o Dia D de vacinação contra a dengue no próximo sábado, 25. A ação será promovida em todas as sete Unidades de Saúde da Família (USFs) vinculadas ao programa Saúde na Hora, das 8h às 13h, e será destinada exclusivamente a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, outro mutirão será realizado no dia 1º de fevereiro, com foco na população da zona rural. A meta é vacinar 40 mil pessoas no município.
“Teremos dois mutirões municipais dedicados à vacinação contra a dengue. Nosso objetivo é incentivar a adesão da população e alcançar a meta de 40 mil pessoas vacinadas, número que Feira já deveria ter atingido“, afirmou o secretário Rodrigo.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verena Leal, além das vacinas, as ações incluirão atividades educativas, com orientações sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue.
“Vamos estimular a busca pela vacina e, ao mesmo tempo, promover atividades educativas em colaboração com os agentes de endemias e outras áreas”, destacou.
A vacinação será realizada apenas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a dose, é necessário apresentar:
- Cartão de vacina;
- Documento de identidade;
- Cartão do SUS.
Os menores de idade só poderão ser vacinados na presença de pais ou responsáveis.
As vacinas estarão disponíveis nas seguintes unidades:
- Campo Limpo: USF I, V e VI;
- Liberdade: USF I, II e III;
- Queimadinha: USF I, II e III;
- Parque Ipê: USF I, II e III;
- George Américo: USF III e IV;
- Videiras: USF I, II e III;
- Rua Nova/Barroquinha: USF II e III.
Intensificação na limpeza pública
Durante os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro, a Prefeitura Municipal também irá intensificar as ações de limpeza pública. No primeiro mutirão, os esforços estarão concentrados nos bairros onde estão localizadas as USFs vinculadas ao programa Saúde na Hora. Já no dia 1º, as atividades se concentrarão nos distritos.
Conforme o secretário municipal de saúde, Rodrigo Matos, as ações buscam melhorar o índice de vacinação do município, para evitar um possível aumento de casos de dengue por conta do período de chuvas.
“Estaremos todos em um esforço concentrado e integrado. Agentes de endemias, equipes das unidades, equipes de limpeza pública, todos envolvidos para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A saúde é feita com a colaboração de vários setores”, ressaltou Matos.
Já o titular da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), Justiniano França, as equipes farão um “faxinaço”, removendo lixos acumulados pela populção nas casas e promovendo o descarte correto de resíduos.
Por G1
Foto: Thiago Paixão