Altos Papos

Após 17 dias, bombeiros seguem no combate a incêndios florestais em Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes

Vinte e cinco bombeiros, além de quatro aeronaves modelo Air Tractors, continuam combatendo os incêndios na região de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. Já fazem 17 dias desde o início das chamas nos locais. A estimativa é de que ao menos dois mil hectares de vegetação tenham sido atingidos na região.

“Estamos na temporada dos incêndios florestais e começamos o momento crítico. Para termos uma resposta ainda mais rápida, montamos duas bases de florestais, uma no Oeste, com 12 bombeiros especialistas e outra na Chapada, com oito bombeiros especialistas. Mas é muito importante lembrarmos sempre da prevenção, devemos evitar que os incêndios florestais aconteçam, por isso pedimos que a comunidade não queime pastos, folhagens e tenha bastante cuidado ao acender fogueiras, caso perca o controle as chamas podem se alastrar rapidamente”, explicou o comandante-geral do CBMBA, coronel BM Adson Marchesini.

Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), a Bahia possui 164 Unidades de Conservação (UCS), sendo 128 Unidades de Uso Sustentável (UUS) e 36 Unidades de Proteção Integral (UPI), que ocupam cerca de 12,45% do território baiano sendo, unidades de conservação federal, estadual, municipal e reservas particulares do patrimônio natural. Tais unidades vêm sendo alvo dos incêndios florestais e de outras pressões antrópicas em suas zonas de amortecimento.