Altos Papos

Prefeitura de Feira e Santa Casa de Misericórdia realizam mutirão de exames neste sábado

Neste sábado (8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove mais um mutirão de atendimentos especializados no Hospital D. Pedro de Alcântara, mantido pela Santa Casa de Feira. Serão realizados exames de endoscopia e colonoscopia referentes à demanda reprimida para zerar a fila em 100 dias. 

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, afirma que os mutirões são estratégia para garantir o acesso da população a diagnósticos importantes, especialmente para a detecção precoce de doenças, a exemplo de câncer de esôfago, estômago e intestino.

“O projeto Zerar a Fila em 100 Dias reflete o compromisso do prefeito José Ronaldo com a saúde da população, otimizando o fluxo de atendimentos, além de assegurar que todos os exames sejam feitos dentro do prazo estipulado promovendo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, salienta o gestor da Saúde. 

Somente para endoscopia já tem 24 pacientes agendados para sábado. “Esses exames que serão realizados só poderiam ser feitos em ambiente hospitalar. Antes os pacientes eram levados a Salvador para realizar o exame, uma vez que Feira não possuía unidade referência”, acrescenta Rodrigo Matos. 

No último dia 25, a SMS realizou mutirões para tomografias, no Hospital D. Pedro de Alcantara, e de reumatologia, na Policlínica do Feira X. Ainda, exames de ultrassonografias no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) e atendimentos de pediatria no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.  
 
O projeto para acabar com a demanda reprimida teve início em 8 de janeiro e seguiu até o último dia 23 com o cadastro de pacientes – foram feitos mais de 15 mil cadastros entre consultas e exames. Desse quantitativo, mais de 70% já foi agendado.

Por g1

Foto: Reprodução PMFS