Altos Papos

Espuma, mola ou ortopédico? Especialista ensina a escolher o colchão ideal

Você já parou para se perguntar qual o colchão ideal para a sua cama? Afinal, ele influencia na qualidade do sono e, consequentemente, na saúde física e mental.

Para te ajudar nessa escolha, o Altos Papos conversou com a administradora especialista em sono, Leinara Souza, da Anjos Colchões & Sofás, em Feira de Santana, que é referência no mercado nacional. Conforme explicou, o colchão e seu tempo de vida útil dependem do biotipo de cada pessoa.

“Cada pessoa tem um biotipo e, logo, o seu tipo ideal de modelo. Os materiais de colchões são variados: de molas, tem molas ensacadas para evitar que elas rocem uma na outra ou façam barulhos; de visco elástico que é feito com material conhecido por ‘espuma da NASA’ e utilizado até para travesseiros; o ortopédico que tem maciez necessária para estabilizar a coluna de quem está dormindo. Normalmente, o Inmetro coloca que a vida útil de um colchão pode ser de 8 a 12 anos. Isso depende de quem está usando e do cuidado. Então, a gente vai contar o biotipo de quem está usando o colchão”, esclareceu Leinara.

Matéria produzida pelo jornalista Marcus Matos com revisão de Taiuri Reis
Foto: Taiuri Reis/Altos Papos