Dois jacarés trocaram seu habitat natural por uma piscina de uma pousada no coração do Pantanal matogrossense, em uma tentativa desesperada dos animais em escapar do fogo e da estiagem extrema na região. Já faz quase uma semana que eles vivem na piscina.
Com mais de 25 anos de experiência no ramo hoteleiro na região, o dono da pousada (que não quis se identificar por temer impactos no turismo) contou à BBC News Brasil que foi a partir do ano passado – quando a devastação do Pantanal começou a produzir cenas chocantes e as queimadas eliminaram quase um terço de todo o bioma brasileiro – que ele começou a ver animais buscando refúgio nas piscinas e nas áreas construídas para uso humano, em busca de hidratação e comida.
“Muitos animais sequer conheciam o fogo, porque fazia muitos anos que não havia incêndio. Daí a defesa deles é subir nas árvores, correr; às vezes eles até correm para o lado errado –para o lado do incêndio– e morrem queimados. Vi coisas que nunca tinha visto antes. São coisas que a gente não esquece. Seca tudo ao redor, e o desespero deles (animais) é por água e alimentos”, disse ele.
Neste ano, os incêndios no Pantanal seguem acima da média histórica da região.