Altos Papos

Energia começa a voltar na Espanha após apagão que também afetou Portugal

Um apagão de energia elétrica atingiu grandes partes da Espanha e de Portugal nesta segunda-feira (28).

  • Aeroportos e estações de trem nos dois países foram afetados pelo apagão. As empresas de transporte relatam atrasos e operações limitadas.
  • As telecomunicações também sofreram interrupções. Há problemas generalizados para chamadas de voz. O serviço de mensagens WhatsApp opera em velocidade reduzida. Caixas eletrônicos e sistemas de pagamentos ficaram indisponíveis.
  • Há registros de engarrafamentos em grandes centros urbanos como Madri, por falhas em semáforos.

Às 12h30 do horário de Brasília, cinco horas após o apagão, a operadora da rede elétrica espanhola informou que o fornecimento de energia havia sido regularizado “em áreas da Catalunha, Aragão, País Basco, Galícia, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia”.

A operadora da rede elétrica de Portugal, a REN, diz que o apagão foi resultado de uma falha na rede espanhola relacionada a um fenômeno atmosférico raro conhecido como “vibração atmosférica induzida”. A empresa prevê que a normalização total da rede possa levar até uma semana.

Já o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, disse que a expectativa é que a energia seja restabelecida no país dentro das “próximas horas”. Ainda segundo o político, não há indicação de que a falha tenha sido causada por um ataque cibernético.

Interrupção de serviços

A falta de luz começou por volta das 12h do horário local – 7h de Brasília.

A empresa ferroviária nacional da Espanha, Renfe, informou que todos os serviços continuam suspensos. As linhas do metrô da capital Madri também permanecem fechadas.

A operadora de aeroportos do país, a Aena, afirmou que houve atrasos, mas que geradores foram ativados. Várias companhias aéreas relatam problemas nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. Controladores de tráfego aéreo também falam em restrições ou reduções de tráfego no aeroporto de Lisboa.

O trânsito no centro de Madri ficou caótico pelos engarrafamentos causados pela falta de semáforos, segundo relatos de rádios espanholas.

Em Portugal, a polícia também confirmou que os semáforos foram afetados em todo o país. O metrô foi fechado em Lisboa e no Porto, e os trens não estavam circulando. Sistemas de pagamento e caixas eletrônicos também ficaram indisponíveis no país.

A queda de energia afetou também as telecomunicações. Segundo o jornal “El País”, há problemas generalizados para fazer chamadas. O serviço de mensagens WhatsApp está operando na metade da velocidade.

O torneio de tênis Madri Open foi interrompido pela falta de luz.

Por g1

Foto: Reprodução