A realização da Micareta de Feira de Santana no mês de novembro, a partir de 2026, tem ganhado cada vez mais força. A proposta, apresentada pelo prefeito José Ronaldo (União Brasil) três dias após o término da atual edição, foi defendida nesta quinta-feira, 15, pelo diretor de Eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Naron Vasconcelos, durante uma audiência pública sobre o futuro da festa, na Câmara de Vereadores.
Para Naron, que tem vasta experiência na organização do primeiro e maior Carnaval fora de época do Brasil, “a tradição de realizar a Micareta em abril não cabe mais”.
“Eu falo como uma pessoa que vive a festa, conheço a festa, porque sei a sua origem. Realmente, o mês de abril não cabe mais a gente está mantendo uma tradição, porque foi tradição naquela época, mas tem que se adequar ao momento. O momento hoje é outro. A Micareta não vai deixar de existir se ela começou em abril e não vai mais ser realizada em abril. Sou conversador, mas a gente tem que ter a ‘cabeça aberta’ de entender as realidades”, afirmou.
Já o vice-presidente da Câmara, Pedro Américo (Cidadania), que propôs a audiência, disse ao Altos Papos que, neste momento, a mudança da data não é o mais importante. “O ponto principal aqui é planejar a festa com antecedência. A data é o menos relevante nestante momento”, ponderou o vereador.
Foto: Taiuri Reis/Altos Papos